1. Faça o Download Oracle Database Express Edition do site da Oracle.
Download Oracle Database Express Edition 11g Release 2 para Linux x64.
2. Após a intação siga os passos abaixo:
Navegue até a pasta do download e descompacte o Oracle 11g com o comando abaixo:
unzip oracle-xe-11.2.0-1.0.x86_64.rpm.zip
Depois instale os pacotes necessarios para a instalação do Oracle:
sudo apt-get update
sudo apt-get install alien libaio1 unixodbc
Após a instalação vamos converter o pacote do Oracle 11g que está em .rpm para .deb, usaremos o camando abaixo:
sudo alien --scripts -d oracle-xe-11.2.0-1.0.x86_64.rpm
Criaremos o script chkconfig usando o camando abaixo:
sudo nano /sbin/chkconfig
O editor de texto nano será iniciado. Agora, copie e cole o script seguinte para o arquivo e salve o mesmo:
#!/bin/bash
# Oracle 11gR2 XE installer chkconfig hack for Ubuntu
file=/etc/init.d/oracle-xe
if [[ ! `tail -n1 $file | grep INIT` ]]; then
echo >> $file
echo '### BEGIN INIT INFO' >> $file
echo '# Provides: OracleXE' >> $file
echo '# Required-Start: $remote_fs $syslog' >> $file
echo '# Required-Stop: $remote_fs $syslog' >> $file
echo '# Default-Start: 2 3 4 5' >> $file
echo '# Default-Stop: 0 1 6' >> $file
echo '# Short-Description: Oracle 11g Express Edition' >> $file
echo '### END INIT INFO' >> $file
fi
update-rc.d oracle-xe defaults 80 01
Altere a permissão do arquivo chkconfig usando o comando:
sudo chmod 755 /sbin/chkconfig
Defina os parâmetros do kernel. O Oracle 11g requer parâmetros adicionais de kernel que você precisa, para definir use o comando:
sudo nano /etc/sysctl.d/60-oracle.conf
O editor de texto nano será iniciado. Agora, copie e cole o script seguinte para o arquivo e salve o mesmo:
# Oracle 11g XE kernel parameters
fs.file-max=6815744
net.ipv4.ip_local_port_range=9000 65000
kernel.sem=250 32000 100 128
kernel.shmmax=536870912
Verifique a alteração usando o comando:
sudo cat /etc/sysctl.d/60-oracle.conf
Você deve ver o que você digitou anteriormente. Agora carregue os parâmetros do kernel:
sudo service procps start
Verificar os novos parâmetros são carregados usando o camando:
sudo sysctl -q fs.file-max
Você deve ver o valor file-max inseridos anteriormente.
Configure /dev/shm ponto de montagem para a Oracle. Crie o seguinte arquivo usando o comando:
sudo nano /etc/rc2.d/S01shm_load
O editor de texto nano será iniciado. Agora, copie e cole o script seguinte para o arquivo e salve o mesmo:
#!/bin/sh
case "$1" in
start) mkdir /var/lock/subsys 2>/dev/null
touch /var/lock/subsys/listener
rm /dev/shm 2>/dev/null
mkdir /dev/shm 2>/dev/null
mount -t tmpfs shmfs -o size=2048m /dev/shm ;;
*) echo error
exit 1 ;;
esac
Altere a permissão do arquivo usando o comando:
sudo chmod 755 /etc/rc2.d/S01shm_load
Após isso execute os seguintes comandos:
sudo ln -s /usr/bin/awk /bin/awk
sudo mkdir /var/lock/subsys
sudo touch /var/lock/subsys/listener
Reinicie a maquina.
3. Instalando o Oracle
Vamos instalar o Oracle usando o seguinte comando:
sudo dpkg --install oracle-xe_11.2.0-2_amd64.deb
Configure o Oracle usando o seguinte comando:
sudo /etc/init.d/oracle-xe configure
Digite as seguintes informações que serão solicitadas:
A valid HTTP port for the Oracle Application Express (the default is 8080) - Porta padrão do Oracle 8080
A valid port for the Oracle database listener (the default is 1521) - Porta padrão do Oracle 1521
A password for the SYS and SYSTEM administrative user accounts - Pressione enter para inserir a senha para o sys e system
Confirm password for SYS and SYSTEM administrative user accounts - insira e confirme a senha para o sys e system
Whether you want the database to start automatically when the computer starts (next reboot) - Se perguntar se deseja iniciar automaticamente o Oracle digite 'y' sim.
Agora vamos editar as variáveis de ambiente de configuração .bashrc, uaremos o comando abaixo:
nano ~/.bashrc
E adicionaremos as linahs abaixos no final do arquivo:
export ORACLE_HOME=/u01/app/oracle/product/11.2.0/xe
export ORACLE_SID=XE
export NLS_LANG=`$ORACLE_HOME/bin/nls_lang.sh`
export ORACLE_BASE=/u01/app/oracle
export LD_LIBRARY_PATH=$ORACLE_HOME/lib:$LD_LIBRARY_PATH
export PATH=$ORACLE_HOME/bin:$PATH
Caregaremos dados com o comando abaixo:
. ~/.profile
Iniciaremos o Oracle:
sudo service oracle-xe start
Adicionaremos um usuario ao grupo dba usando o comando:
sudo usermod -a -G dba seu-usuario
4. Usaremos o Oracle no console
Iniciaremos os serviços do Oracle :
sudo service oracle-xe start
Esta etapa é mais provável que não seja necessário, mas eu estou documentando o comando aqui de qualquer maneira.
Iniciaremos a shell de linha de comando como o administrador do sistema usando o comando:
sqlplus sys as sysdba
Digite a senha que você deu durante a configuração do Oracle anterior. Agora vai ser colocado em um ambiente SQL que só entende comandos SQL.
Criaremos uma conta de usuário regular no Oracle usando o comando SQL:
create user USERNAME identified by PASSWORD;
Substitua usuário e senha com o nome de usuário e senha de sua escolha. Por favor, lembre-se este nome de usuário e senha. Se você tivesse de executar o acima com uma mensagem sobre resetlogs erro, então execute o seguinte comando SQL e tente novamente:
alter database open resetlogs
Conceder privilégios para a conta de usuário usando o comando SQL:
grant connect, resource to USERNAME;
Substitua usuário e senha com o nome de usuário e senha de sua escolha. Por favor, lembre-se este nome de usuário e senha.
Sair do shell administrador de sistemas usando o comando SQL:
exit;
Comece o shell de linha de comando como um usuário regular usando o comando:
sqlplus
Você será solicitado para um nome de usuário e senha. Uma vez autenticado, você será capaz de digitar os comandos SQL padrão aprendidas em sala de aula.
5. Successful!
sábado, 2 de maio de 2015
Instalando e configurando servidor SSH (Ubuntu)
Este tutorial tem por objetivo ensinar como realizar as configurações
básicas de um servidor SSH. Antes de começarmos a configurar o SSH no GNU/Linux
precisamos compreender o que ele é e para o que ele serve, pois só
assim conseguiremos saber como aplicá-lo para atender nossas
necessidades administrativas.
No mundo onde necessitamos a cada dia mais de mecanismos que facilitem a administração de servidores Linux, surgiu uma ferramenta para possibilitar o acesso remoto ao servidor. Essa ferramenta é o SSH, ela permite que de qualquer lugar da rede, você estando em uma máquina com Linux ou Windows, consiga comunicar-se com o servidor a fim de realizar rotinas administrativas como se estivesse diante do próprio servidor.
Uma observação interessante é que para utilizar o Windows para administrar o Linux é necessário utilizar uma aplicação leve e gratuita chamada Putty, que deve ser instalada no Windows.
Antigamente tínhamos o telnet, ferramenta que era utilizada para administração remota e hoje temos o SSH, que é uma ferramenta muito mais segura e eficiente.
No mundo onde necessitamos a cada dia mais de mecanismos que facilitem a administração de servidores Linux, surgiu uma ferramenta para possibilitar o acesso remoto ao servidor. Essa ferramenta é o SSH, ela permite que de qualquer lugar da rede, você estando em uma máquina com Linux ou Windows, consiga comunicar-se com o servidor a fim de realizar rotinas administrativas como se estivesse diante do próprio servidor.
Uma observação interessante é que para utilizar o Windows para administrar o Linux é necessário utilizar uma aplicação leve e gratuita chamada Putty, que deve ser instalada no Windows.
Antigamente tínhamos o telnet, ferramenta que era utilizada para administração remota e hoje temos o SSH, que é uma ferramenta muito mais segura e eficiente.
Instalando e configurando o SSH no servidor
Para instalarmos o SSH no Ubuntu é muito simples. Basta, estando no shell como root, digitarmos:
# apt-get install openssh-server
E esperar que ele realize o download e instalação automática. O SSH, após instalado, gera alguns arquivos de configuração e o principal deles é o /etc/ssh/sshd_config - arquivo de configuração do servidor SSH.
Primeiro passo: vamos começar editando o principal arquivo de configuração, o sshd_config encontrado em: /etc/ssh/sshd_config. Para tal, estando no shell como root, digite:
# vim sshd_config
E realize as seguintes alterações dentro do arquivo:
Em port coloque o padrão 22 ou uma de sua escolha. Esse campo diz ao SSH que ele estará escutando as requisições vindas de outros computadores por esta porta ficando assim:
# apt-get install openssh-server
E esperar que ele realize o download e instalação automática. O SSH, após instalado, gera alguns arquivos de configuração e o principal deles é o /etc/ssh/sshd_config - arquivo de configuração do servidor SSH.
Primeiro passo: vamos começar editando o principal arquivo de configuração, o sshd_config encontrado em: /etc/ssh/sshd_config. Para tal, estando no shell como root, digite:
# vim sshd_config
E realize as seguintes alterações dentro do arquivo:
Em port coloque o padrão 22 ou uma de sua escolha. Esse campo diz ao SSH que ele estará escutando as requisições vindas de outros computadores por esta porta ficando assim:
port 22
Na linha #AllowUsers, que pode existir ou não (se não existir crie-a), você pode deixá-la comentada para que todos os usuários possam acessar o servidor ou retirar o comentário ("#") e especificar um usuário. A linha pode ficar assim, caso deseje especificar um usuário único em poder de acesso ao servidor remotamente:
AllowUsers racy
Na linha "#PermitRootLogin yes" (caso não exista, crie-a) você pode remover o comentário se desejar que o root possa se logar remotamente, caso não deseje remova o comentário ("#") e troque o yes por no.
Obs. 1: Se você deseja que o root se conecte, não coloque a linha AllowUsers.
Obs. 2: Se você deseja que o seu usuário comum conecte-se e não o root, você deverá coloca as duas linhas, então só seu usuário irá conectar, mas ele não poderá virar root.
Feito essas configurações, salve o arquivo. ;-)
Segundo passo: agora precisamos parar e iniciar o serviço fazendo com que nossas configurações entrem em vigor. Para isso, ainda estando como root, digite:
# /etc/init.d/ssh stop# /etc/init.d/ssh start
Agora nós já temos o servidor SSH em pleno funcionamento pronto para as requisições de administração remota.
Instalando e configurando o SSH no cliente Linux
Basta realizar a instalação do SSH cliente. Estando no shell como root, digitaremos:
# apt-get install openssh-client
# apt-get install openssh-client
Instalando e configurando o SSH no cliente Windows
Será necessário a utilização de um aplicativo que dê suporte ao SSH, um aplicativo excelente para tal é o Putty, que é gratuito e levíssimo, tão leve que não precisa nem instalar ele já roda só de dar dois cliques. ;-)
Após executá-lo ele mostrara a seguinte tela:
Após executá-lo ele mostrara a seguinte tela:
Seu uso é bastante simples, você digita em Host Name o IP do servidor e em Port você coloca a porta, que no caso é 22 e em Conection Type, basta marcar a opção SSH. Agora basta clicar em Open e ele abrirá a tela no qual você poderá realizar toda a administração no seu servidor.
Esta é a tela que irá lhe pedir o usuário e a senha para logar-se no servidor e começar a administrar...
Esta é a tela que irá lhe pedir o usuário e a senha para logar-se no servidor e começar a administrar...
Logando e realizando algumas operações na máquina servidor via cliente Linux:
Sintaxe: ssh -l
Exemplo:
# ssh -l root 192.168.10.101
Depois de logado você pode fazer tudo que poderia fazer estando sentado na frente do servidor, como dar comandos, editar arquivos etc.
Sintaxe: ssh -l
Exemplo:
# ssh -l root 192.168.10.101
Depois de logado você pode fazer tudo que poderia fazer estando sentado na frente do servidor, como dar comandos, editar arquivos etc.
Conclusão
Feito todas as configurações citadas aqui, você está apto a realizar
suas funções administrativas no servidor Linux, estando em uma máquina
Windows através do programa Putty, e também estando em uma maquina Linux.
Podemos então concluir que o SSH é uma ferramenta que cumpre seu papel em facilitar a vida de administradores Linux que necessitam realizar uma administração de forma remota.
Podemos então concluir que o SSH é uma ferramenta que cumpre seu papel em facilitar a vida de administradores Linux que necessitam realizar uma administração de forma remota.
Poste Original: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-e-configurando-servidor-SSH-%28Ubuntu%29
Resolver Erro preg_replace(): The /e modifier is deprecated
Nos servidores com o PHP 5.5.* é mostrado o erro preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback.
Este erro ocorre em scripts desatualizados porque a função “preg_replace” foi removida.
Correção: Substituir a função “preg_replace” pela função “preg_replace_callback” na linha do arquivo indicado na mensagem de erro.
Mais informações: Funções Descontinuadas no PHP 5.5.*
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