terça-feira, 25 de setembro de 2012

Software Requirements Specification (SRS - Phonebook Web - PW







Phonebook Web - PW
Software Requirements Specification (SRS)
Agenda Telefônica Web

Versão 1.0
Data: 23/Abril/12






Wanderley Nunes Cristo



 



Breves
 2012



Histórico de Revisões
Data    Versão    Descrição    Autor
24/Abr/2012    1.0    Apresentação    Equipe 3
24/Abr/2012    1.0    Revisão    Prof. Bruno Pereira






1.    Introdução

Este documento especifica o sistema Phonebook Web – Lista Telefônica Web, fornecendo aos desenvolvedores as informações necessárias para o projeto e implementação, assim como para a realização dos testes e homologação do sistema


Capítulo I
Descrição Geral do Sistema

O Sistema Phonebook Web - PW (Lista Telefônica Web) é software web para empresas. Esse sistema permite aos funcionários da organização cadastrar e alterar seus dados de contato a qualquer momento para que o mesmo esteja sempre atualizado. O objetivo do PW é proporcionar aos seus usuários o armazenamento de seus dados (Nome, Telefone e Email) e disponibilidade dos mesmos a todos os membros da organização. Este Web Software, pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel ou computador e proporciona ao usuário o conforto de manusear sua agenda telefônica de qualquer lugar.

1.1    Abrangência e sistemas relacionados

O Sistema Phonebook Web é independente e totalmente auto-contido, ou seja, não se relaciona com outros sistemas. Sua funcionalidade é receber e disponibilizar os contatos de todos para todos na organização.

1.2    Descrição dos usuários

Percebendo que é cada vez maior o número de usuários que trocam de  telefone celular ou número, pode-se notar que se torna inviável a utilização das agendas clássicas. Por este motivo criamos o sistema Phonebook Web para dar ao usuário o conforto de manusear sua agenda telefônica da Internet, de maneira simples e rápida.


Capítulo II
Requisitos funcionais

1.3    Cadastro

[RF001] Adicionar Contato

Descrição do caso de uso: Este caso de uso disponibiliza ao usuário os contatos de todos, já que, basta cadastrar seus dados para ele está disponível.
Entradas e pré condições: Nome, número de telefone e email, somente esses dados são necessário para que o contato esteja disponível.
Saídas e pós condições: Armazena os dados de entrada e disponibilização dos mesmos.

[RF002] Alterar contato

    Descrição do caso de uso: Este caso de uso permite que o usuário altere os seus dados de contato da sua agenda telefônica.
    Entradas e pré condições:  O usuário altera seus dados ou adiciona um novo contato seu.
    Saídas e pós condições: Altera dados pré-existentes e os armazena.

[RF003] Apagar contato

    Descrição do caso de uso: Este caso de uso permite que o usuário exclua algum de seus dados de contato.
    Entradas e pré condições: O usuário seleciona as informações e as exclui.   
    Saídas e pós condições: Exclui dados pré-existentes.

[RF004] Apagar agenda

    Descrição do caso de uso: Este caso de uso será usado somente mediante a afastamento da organização.   
    Entradas e pré condições: Nenhuma.
    Saídas e pós condições: Exclui todos os dados pré-existentes e exibe uma mensagem de confirmação.

1.4    Interface

[RF005] Pesquisar contato

    Descrição do caso de uso: Este caso de uso permite que o usuário localize qualquer dos seus contatos na sua agenda telefônica.
    Entradas e pré condições: O usuário digita o nome do contato a ser pesquisado. Se existir mais de um contato, todos são mostrados. Exige a existência do contato na agenda.
    Saídas e pós condições: Retorna o nome e o número do(s) contato(s) pesquisado(s).


[RF006] Visualizar agenda

    Descrição do caso de uso: Este caso de uso permite que o usuário visualize todos os contatos da sua agenda telefônica.   
    Entradas e pré condições: Nenhuma.
    Saídas e pós condições: Exibe todos os dados existentes.

Capítulo III
Requisitos não funcionais

[NF001] Usabilidade

O sistema Phonebook Web é de fácil manuseio com interface simples(menus de fácil acesso e navegação, interação e sugestões de complemento de busca, localização de usuários detalhada e com opção de classificação nos resultados por nome, telefone ou email), o que torna prática a sua utilização.

[NF002] Desempenho

Embora não seja um requisito essencial ao sistema, deve ser considerada por corresponder a um fator de qualidade de software. O requisito exigido do sistema é apenas que suporte um browser, o que, já vem integrado ao sistema operacional do computador.

[NF003] Disponibilidade

O sistema Phonebook Web estará disponível o tempo todo. O que pode impedir sua disponibilidade é apenas a queda do link de Internet dos usuários.

[NF004] Software

Visando criar um produto com maior  flexibilidade, deve ser adotada como linguagem principal de desenvolvimento Web o PHP, pois permite não especificar o Hardware necessário, uma vez que ele roda em qualquer plataforma que possua um browser(navegador Web).

Artigo Cíentifico - Site de Compras Coletivas








Artigo Cíentifico 
Site de Compras Coletivas






Alunos:
Benedito L. Sarges
Fabricio dos S. Rodrigues
Herlon Pinto
Wanderley Nunes Cristo

Prof. Orientador:
Bruno Diego




Breves
2012





RESUMO

O crescimento da internet como mídia deu espaço para a criação de uma nova forma de comércio: o comércio eletrônico, conhecido por e-commerce. Esse comércio já movimenta quantias que formam uma parte significativa do PIB de países como os Estados Unidos, por exemplo. Isso ocorreu porque empresas de “fora” da internet passaram a ver a rede como uma excelente fonte de promoção e fortalecimento de suas imagens, além de informação aos clientes, redução de custos operacionais e expansão do mercado. Surgem então os sites especializados na comercialização de produtos, que, assim como as lojas físicas, devem possuir um ambiente agradável e de fácil acesso aos usuários, incitando-os a consumir, através dos sites, o que antes adquiriam em lojas ou pelo telefone. É nesse contexto de crescimento do e-commerce que o presente Artigo mostra o funcionamento dos sites de Compra Coletiva Objetivando sua Criação.



ABSTRACT

The growth of the Internet as media gave rise to the creation of a new form of commerce: e-commerce, known as e-commerce. This trade now moves amounts that form a significant part of the GDP of countries like the United States, for example. This was because companies "outside" of the Internet began to see it as an excellent source of promotion and strengthening of their images, and information to customers, reduce operating costs and market expansion. Then come the specialized sites in the marketing of products, as well as physical stores, they should have a pleasant and easily accessible to users, encouraging them to consume, through the sites, which previously purchased in stores or by phone. In this context of growth of e-commerce that this article shows the operation of collective purchasing sites Aiming his creation.



Palavras Chave: Compra Coletiva, E-commerce, Internet.


I.    INTRODUÇÃO
I
niciadas em 2008 nos estados Unidos através do site Groupon, as compras coletivas espalharam-se pelos diversos países desde então, ganhando espaço e visibilidade no mercado.
A compra coletiva é uma modalidade do e-commerce que consiste em vender produtos e serviços a um preço reduzido (com descontos de 30% a 90%) para uma grande quantidade de pessoas, sendo cada oferta ativada após um número mínimo pré-estabelecido de compras. Ou seja, quando a oferta é divulgada no site, torna-se válida após atingir esse número pré-estabelecido de aderências, caso contrário, ela é desfeita e o dinheiro devolvido aos consumidores.
No Brasil, as compras coletivas iniciaram-se em março de 2010 através do site Peixe Urbano, que hoje divulga ofertas de mais de 60
cidades do país. Pouco mais de um ano após o lançamento do site pioneiro, o Brasil chega a ter mais de 1,2 mil sites de compras coletivas em operação ou em fase de andamento (fonte: http://www.e-commerce.org.br/compra-coletiva.php). Em apenas um ano de funcionamento, as compras coletivas movimentaram no Brasil cerca de 500 milhões de reais, e a tendência desse mercado é expandir-se (fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=915264).
As compras coletivas difundiram-se tão rapidamente por apresentar benefícios a todas as partes envolvidas da negociação: os anunciantes têm a chance de vender suas mercadorias em maior volume, por conta de seu baixo preço, e assim divulgar a marca da empresa à um número maior de pessoas; ao consumidor é dado o direito consumir, a um preço acessível, produtos e serviços de seu interesse; por último, os sites ficam com 50% do valor da venda total.


II.    DESENVOLVIMENTO


A onda de sites de compra coletiva no Brasil chegou a todo vapor no final de 2010, e assim com diversos sites surgindo a cada dia em cada cidade, o numero de sites chegou a 1.200 no inicio de 2011, de acordo com a pesquisa elaborada pela e-bit e com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
O novo modelo de comercio eletrônico no Brasil, rapidamente conquistou milhares e milhares de novos compradores, porém, como todo grande negocio a concorrência começou a ficar apertada, pois além das grandes empresas com sites em diversas cidades do Brasil, muitos outros sites regionais foram surgindo e ganhando espaço neste novo mercado.
Como todo segmento, os novos sites de compra coletiva colecionaram grandes vantagens e desvantagens ao longo destes primeiros meses. E sobre essas vantagens e desvantagens observou-se que muitas delas estão relacionadas as empresas que fazem a “promoção”, que em alguns casos não tem suporte ou estrutura para atender a demanda de clientes.
A grande vantagem dos sites de compra coletiva é que oferece aos estabelecimentos uma oportunidade de apresentar seus serviços/produtos para milhares de clientes, e assim tomar essa oportunidade como uma grande chance de fazer novos clientes, que até então não conheciam ou frequentavam o estabelecimento.
Visto como uma forma de publicidade e não como uma forma de ganhar dinheiro no primeiro momento, o estabelecimento tem praticamente lucro zero, porém, os serviços agregados ou o leque de opções que o estabelecimento oferece pode ser uma oportunidade para que a empresa tenha algum lucro com essa demanda de clientes.
A vantagem de trazer muitos clientes gerados através do site de compra coletiva, pode se transformar rapidamente em uma desvantagem, pois se estabelecimento não cumprir com o combinado, não atender o cliente de forma igual ao se padrão ou até mesmo se recusar a oferecer a “oferta” proposta no site, toda a vantagem e investimento em publicidade pode se transformar em um grande pesadelo.
Desta forma muitas empresas que fizeram seus anúncios em sites de compra coletiva, não conseguiram o retorno esperado, pois por não oferecerem o mesmo que foi proposto no site, muitos clientes tem reclamado e deixado de lado o estabelecimento que fez tal anuncio. Outra reclamação constante entre os clientes é o tratamento diferenciado que o cliente recebe de quando compra uma “promoção”, ou até mesmo o pedido que não vêem como de costume, ou como combinado.
Uma das piores reclamações entre os clientes de compra coletiva é o “falso desconto”, que acontece quando o estabelecimento tem um produto/serviço por um determinado valor, e quando vai fazer um anuncio, ele aumenta este valor de forma significativa e depois da o desconto, o que na realidade não chega a ser o desconto real, que geralmente é de 50% a 90%.
Assim os sites de compra coletiva começam a enfrentar um novo desafio para não perder seus compradores. Agora eles precisam garantir que os anunciantes ofereçam seus produtos/serviços com a mesma qualidade e atendimento de um cliente normal.


III.    VANTAGENS PARA O COMPRADOR


•    Descontos imperdíveis de até 90%
•    Segurança na compra (pagamento através de  PagSeguro ou MercadoPago)
•    Ofertas locais: as ofertas são apresentadas de acordo com a localidade.
Prazo de utilização do desconto prolongado: geralmente esse tipo de promoção tenta impor o maior número de restrições possíveis como, por exemplo, data de validade do desconto, nesse caso isso não acontece. Geralmente as promoções apresentadas oferecem prazo de validade longo e flexibilidade na sua utilização.

IV.    VANTAGENS PARA O COMERCIANTE


A principal vantagem da compra coletiva para o comerciante é a possibilidade que alcançar consumidores que não atingiria em condições normais e trazê-lo para conhecer o seu produto em promoção e, eventualmente adquirir outros produtos. Além disso, a exposição da marca nos anúncios é interessante, bem como a possibilidade de se fidelizar os novos clientes e maximizar o resultado da campanha.


V.    CONCLUSÃO


Hoje é possível aproveitar a força de toda a coletividade trazida por meio das redes sociais para gerar negócios. Existem diversas formas de gerar negócios na internet e a compra coletiva é apenas uma delas. Quando se tem visibilidade e uma oferta atrativa, mesmo que por um dia, gerar negócios fica mais fácil. Apesar de ser uma ótima oportunidade, em termos de visibilidade, a compra coletiva representa uma alternativa em curto prazo, também é preciso pensar em estratégias de médio e longo prazo para ganhar visibilidade e gerar negócios.
O número de sites de compra coletiva está aumentando a cada dia e é comum vermos sites trabalhando em características regionais e até mesmo as sugestões do Google nos mostrando que existe uma forte tendência a busca por ofertas locais.


VI.    REFERENCIAS

http://www.e-commerce.org.br/
http://www.e-commerce.org.br/compra-coletiva.php
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=915264
http://www.tecmundo.com.br/5995-como-funcionam-os-sites-de-compras-coletivas-e-quais-cuidados-devemos-tomar.htm

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Portfolio II - FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS



ADENILSON PANTOJA MOURA
ARTEMIO DE BRITO MACHADO JUNIOR
FABRICIO DOS SANTOS RODRIGUES
IVONETE MARIA FERREIRA DA SILVA
MANOEL DA SILVA VIEIRA JÚNIOR
MATEUS ALVES SILVA
WANDERLEY NUNES CRISTO







FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO
Portfolio

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para as disciplinas de Educação à Distância, Fundamentos da Administração da Informação, Fundamentos de Lógica e Matemática Discreta, Organização de Computadores, Linguagens e Técnicas de Programação I e Seminários I.



Breves
2012


 


SUMÁRIO


1    INTRODUÇÃO    3

2    OBJETIVO    4

3    ELABORE AS ATIVIDADES A PARTIR DAS SEGUINTES DIRETRIZES    5

3.1    Sistema ERP    5

3.2    Tabela Verdade e Circuito Integrado    7

3.2.1    Algoritmo para realização de Cadastro    8

3.2.2    Algoritmo para Totalizar Títulos pela sua Classificação    10

3.2.3    Algoritmos com Estrutura de Repetição    12

3.2.4    Algoritmo com Utilização de Vetor    15

4    CONCLUSÃO    18

REFERÊNCIAS    19


 

1    INTRODUÇÃO


O homem por natureza é um ser lógico. Aprender a usar e aperfeiçoar a Lógica são pré-requisitos essenciais para a formação de um bom programador, servindo-lhe como base sólida na utilização de qualquer linguagem de programação. O objetivo principal do estudo da Lógica de Programação é demonstrar técnicas para resolução de problemas ou ainda para automação de tarefas.

As conexões entre a Lógica e a Informática crescem e se aprofundam rapidamente. Ao lado da demonstração automática, da programação em lógica, da especificação e verificação de programas, outros setores revelam uma fascinante interação mútua com a Lógica, como a teoria de tipos, a teoria do paralelismo, a inteligência artificial, a teoria da complexidade, as bases de dados, a semântica operacional e as técnicas de compilação (José Meseguer).

O produto final deste raciocínio lógico estruturado é o Algoritmo, que pode ser definido como todo procedimento cujas instruções são bem claras, efetivas e podem ser executadas em tempo finito. É um texto onde cada linha contém uma ação primitiva passível de execução por um homem ou uma máquina.


2    OBJETIVO


Este trabalho tem como objetivo apresentar uma estruturação de um sistema ERP que auxilie na administração da informação; A formulação de código computacional na forma de algoritmos, utilizando-se a ferramenta VisuAlg e que solucionem às quatro proposições pré-definidas pelos professores das disciplinas; Construir uma  tabela-verdade e apresentar o desenho do circuito a ser utilizado.


3    ELABORE AS ATIVIDADES A PARTIR DAS SEGUINTES DIRETRIZES


3.1    Sistema ERP

ERP é definido como uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. É um sistema amplo de soluções e informações. Um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional.

Idealmente, a vantagem de um sistema ERP é a habilidade de necessitar a entrada de informações uma única vez. Por exemplo, um representante de vendas grava um pedido de compra no sistema ERP da empresa. Quando a fábrica começa a processar a ordem, o faturamento e a expedição podem checar o status da ordem de produção e estimar a data de embarque. O estoque pode checar se a ordem pode ser suprida pelo saldo e podem então notificar a produção com uma ordem que apenas complemente a quantidade de itens requisitados. Uma vez expedida, a informação vai direto a relatório e vendas para gerenciamento superior.

O ERP emprega a tecnologia cliente/servidor. Isto significa que o usuário do sistema (cliente) roda uma aplicação (rotina de um módulo do sistema) que acessa as informações de um sistema de gerenciamento de uma base de dados única (servidor). Isto, ao contrário do antigo sistema de mainframe, reflete o conceito de computação descentralizada. O sistema opera então com uma base de dados comum, no coração do sistema. O banco de dados interage com todos o aplicativos do sistema, desta forma, elimina-se a redundância e redigitação de dados, o que assegura a integridade das informações obtidas. Cada sistema de ERP oferece um conjunto de módulos (aplicativos) para aquisição. Estes são os pacotes funcionais, individualizados para cada unidade de negócio dentro da organização (financeiro, engenharia, PCP, administração de materiais, contabilidade, etc.). Muitos sistemas ERP são comercializados em um pacote com os módulos básicos para a gestão do negócio e então oferecem módulos adicionais que podem ser adquiridos individualmente em função do interesse e estratégia da empresa. Todos esses aplicativos são completamente integrados a fim de propiciar consistência e visibilidade para todas as atividades inerentes ao processo da organização. Entretanto, o sistema ERP requer do usuário o cumprimento dos procedimentos e processos como descrito pelo aplicativo. Os vendedores de ERP também oferecem aplicativos especializados em gerir processos diferenciados de atividades específicas. Tais módulos atendem a mercados verticais assim como repartições públicas, planos de saúde, financeiras, etc. Por exemplo, a empresa SAP, oferece um módulo específico para o gerenciamento de planos de saúde e convênios, que apoiam processos orientados ao paciente dentro do hospital. A tendência atual mostra as vendas movendo-se mais ainda para áreas específicas assim como gerenciamento do chão-de-fábrica, logística e automação de marketing direto.

Neste contexto é extremamente fácil implantar um ERP em qualquer empresa, pois teremos informações de forma rápida, clara e em tempo abio para a tomada de decisão.


3.2    Tabela Verdade e Circuito Integrado

    Com o cenário da “Nossa Locadora de Livros”, temos a informação que sua estrutura física conta com uma área total de 200m² e devemos ter cuidados com a integridade física da empresa. Para isto, utilizaremos detectores de incêndio com dois sensores de entrada e uma campainha para alarme (sensor de saída). Faça a tabela-verdade e o desenho do circuito a ser utilizado.


    

ELABORAÇÃO DOS ALGORITMOS

Para a realização dos próximos exercícios siga o contexto da “Nossa Locadora de Livros”. No arquivo de envio da produção textual deve conter o print screen da tela de execução do algoritmo no VisuAlg e o código fonte do algoritmo.


3.2.1    Algoritmo para realização de Cadastro


    algoritmo "Cadastro de Usuario"

// Função: A partir desse contexto, desenvolva um algoritmo utilizando o VisuAlg

// que possibilite efetuar o cadastro de um usuário, contendo no mínimo 5 campos.

// Seção de Declarações

var

nome, snome, sexo, endereco, cidade, bairro, email  : caracter

cpf, rg : real

dt_nasc, num, cep : inteiro

inicio

Escreval ("======= Cadastro de Usuario =======")

Escreva("Nome: ")

leia (nome)

Escreva("Sobrenome: ")

leia (snome)

Escreva("Nascimento(ddmmaaaa): ")

leia (dt_nasc)

Escreva("Sexo: ")

leia (sexo)

Escreva("C.P.F.(Formato: xxxxxxxxxxx): ")

leia (cpf)

Escreva("R.G: ")

leia (rg)

Escreva("E-Mail: ")

leia (email)

Escreval("Endereço Residencial:")

Escreva("Rua, Av.: ")

leia (endereco)

Escreva("Número: ")

leia (num)

Escreva("Cidade: ")

leia (cidade)

Escreva("Bairro: ")

leia (bairro)

Escreva("C.E.P.: ")

leia (cep)

 

Limpatela


Escreval ("======= Cadastro Efetuado com Sucesso! =======")

escreval ("Nome: ", nome ," ", snome ,"  "," Sexo: ", sexo ,"  "," Data    de Nascimento: ", dt_nasc)

escreval ("C.P.F.: ", cpf ,"  "," R.G: ", rg ,"  "," E-mail: ", email )

escreval ("Endereço: ", endereco ,"  ", " Nº: ", num )

escreval ("Cidade: ", cidade ,"  "," Bairro: ", bairro ,"  ", " C.E.P.: ", cep)

    fimalgoritmo

 

3.2.2    Algoritmo para Totalizar Títulos pela sua Classificação


algoritmo "Locação De Livros"

// Função: Faça um programa que possibilite totalizar os títulos pela sua

// classificação: diamante, ouro, prata e bronze.

var

diam, ouro, prata, bronze, y: real

cont, x : inteiro

quant, totaldiam, totalouro, totalprata, totalbronze, mult1, mult2, mult3, mult4: real

inicio

x<- 0

y<- 0

diam<- 20

ouro<- 15

prata<- 10

bronze<- 5

 para x de 1 ate 5 faca

escreval("LOCACAO DE LIVROS")

escreval("===================")

escreval("1- Livro - Diamante")

escreval("2- Livro - Ouro")

escreval("3- Livro - Prata")

escreval("4- Livro - Bronze")

escreval("5- Sair")

escreval("QUAL SUA ESCOLHA ?")

leia(cont)

escolha cont

caso 1

escreval("Digite a Quantidade")

 leia(quant)

mult1 <- (diam * quant )

y<- y + mult1

totaldiam<- y

caso 2

escreval("Digite a Quantidade")

leia(quant)

mult2 <- (ouro * quant )

y<- y + mult2

totalouro<- y

caso 3

escreval("Digite a Quantidade")

leia(quant)

mult3 <- (prata * quant )

y<- y + mult3

totalprata<- y

caso 4

escreval("Digite a Quantidade")

leia(quant)

mult4 <- (bronze * quant )

y<- y + mult4

totalbronze<- y

caso 5

escreval("Sair")

limpatela

outrocaso

escreval("Opção Errada")

fimescolha

fimpara

escreval ("Total Diamante: ", totaldiam)

escreval ("Total Ouro: ", totalouro)

escreval ("Total Prata: ", totalprata)

escreval ("Total Bronze: ", totalbronze)

escreval ("Total Geral: ", totalbronze + totalprata + totalouro + totaldiam)

 

fimalgoritmo


3.2.3    Algoritmos com Estrutura de Repetição


    algoritmo "Total com Desconto"

// Função: Faça um algoritmo que utilize estrutura de repetição que simule a locação // de 10 livros

var

titulo, genero: caractere

x: inteiro

y, desc, valorlivro, total, totalgeral : real

inicio

y<- 0

para x de 1 ate 10 faca

escreval("|===GENEROS===|")

escreval("|Humor        |")

escreval("|Suspense     |")

escreval("|Infato-Juven |")

escreval("|Ficção       |")

escreval("|_____________|")

escreva("Titulo do Livro: ")

leia(titulo)

escreva("Qual o Genero: ")

leia(genero)

escreva("Valor do Livro R$:")

leia(valorlivro)

se genero = "humor" entao

desc<- 0.05

desc<- desc * valorlivro

totalgeral<- valorlivro - desc

y<- y + totalgeral

escreval("O Total a ser Pago e R$:",totalgeral)

senao

se genero = "suspense" entao

desc<- 0.08

desc<- desc * valorlivro

totalgeral<- valorlivro - desc

y<- y + totalgeral

escreval("O Total a ser Pago e R$:",totalgeral)

senao

se genero = "infanto-juvenil" entao

desc<- 0.10

 desc<- desc * valorlivro

total<- valorlivro - desc

y<- y + totalgeral

escreval("O Total a ser Pago e R$:",totalgeral)

senao

se genero = "ficção" entao

desc<- 0.12

desc<- desc * valorlivro

totalgeral<- valorlivro - desc

y<- y + totalgeral

escreval("O Total a ser Pago e R$:",totalgeral)

fimse

fimse

fimse

fimse

fimpara

escreval("O Total a ser Pago com Desconto e R$:",y)

 

fimalgoritmo


3.2.4    Algoritmo com Utilização de Vetor


    algoritmo "Ordenação de Livros por ordem alfabética"

// Função: Crie um algoritmo que faça uso de um vetor para armazenar o nome de

// 10 livros indicados para os leitores e apresente os dados do vetor em ordem

// alfabética. Para classificar os dados do vetor utilize o método bolha.

var

i , c : inteiro

livros: vetor[1..10] de literal

aux : literal

inicio

Para i de 1 ate 10 faca

Escreva ("Digite o Titulo do Livro", i, " : ")

Leia (livros[i])

fimpara

Para i de 1 ate 10 faca

para c de 1 ate 10 faca

se (livros[i] < livros[c]) entao

aux <- livros[i]

livros[i] <- livros[c]

livros[c] <- aux

fimse

fimpara

fimpara

 

limpatela

Escreval ("===== Os livros indicados São =====")

Para i de 1 ate 10 faca

Escreval ("Livro: ", (livros[i]))

Fimpara

 

fimalgoritmo


4    CONCLUSÃO


De maneira geral, concluímos esse trabalho com a certeza de que atingimos o objetivo de desenvolver e demonstrar exemplos de algoritmos, sistema ERP e noções de linguagem e técnicas de programação, que pudessem auxiliar na criação de programas simples, tais como os que compõe este portfólio. Uma das vantagens oferecidas, e o que consideramos a principal, é que na execução deste trabalho pudemos contar com a interatividade e destreza de todo o grupo que se organizou de forma que todos pudessem participar integralmente, proporcionando um excelente ambiente de aprendizado. Sendo assim, e levando em conta que todos os programas são de origem simples e de fácil execução, sendo ideais para a etapa que estamos passando no curso, podemos concluir também que foi um excelente desafio para o conhecimento de cada um.


REFERÊNCIAS

UNITINS. Analise de Desenvolvimento de Sistemas. Livro didático,1º Periodo. EADCON, Curitiba 2008.

Nishimura, Ruy Tsutomu e Yoshidio, Mitio. Organização de Computadores: Unopar  2012.

Martins, Paulo Roberto e Paiano, Vanessa C. Linguagens e Técnicas de Programação I: Unopar  2012.

domingo, 16 de setembro de 2012

Portfolio I - FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS








WANDERLEY NUNES CRISTO







FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO
Portfolio






Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para as disciplinas de Educação à Distância, Fundamentos da Administração da Informação, Fundamentos de Lógica e Matemática Discreta, Organização de Computadores, Linguagens e Técnicas de Programação I e Seminários I.








Breves
2012



   

SUMÁRIO

1     INTRODUÇÃO    3
2     OBJETIVO    4
3     SISTEMAS DE INFORMAÇÃO    5
3.1    Sistema de Informação Operacional - SIO    5
3.2    Sistema de Informação Gerencial - SIG    6
3.3    Sistema de Suporte a Decisão - SSD    6
3.4    Sistema de Suporte Executivo - SSE    6
3.5    Sistema de Informação Estratégica - SIE    6
3.6    Sistema de Automação de Escritório - SAE    7
3.7    Sistema de Informação Especialista - SE    7
3.8    Sistema de Informação para Operações – SIO    7
3.9    Enterprise Resource Planning – ERP    7
3.10    Customer Relationship Manager – CRM    8
4      CONCLUSÃO    9
        REFERÊNCIAS    10




1    INTRODUÇÃO

A informação é tudo na administração de uma organização. Mas para uma boa informação é necessário existir um conjunto de características para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade. Serão mostrados neste trabalho os conceitos de Sistemas de Informação, bem como os principais sistemas que atuam em uma organização desde o nível operacional e gerencial até o nível de sistemas de informação especialistas, que estão relacionados a inteligência artificial.

2    OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo levar o aluno a conhecer as principais características de um Sistema de Informação e quais os critérios de avaliação, definição, implantação e acompanhamento dos mesmos.

3    SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

    De acordo com Wikipédia (2012), Sistema de Informação é a expressão utilizada a para descrever sistema, seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente. Todo Sistema que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação.
Para Laudon e Laudon um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.
O’Brien (2004, p.06) ainda diz que sistema de informação “é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização

3.1    Sistema de Informação Operacional - SIO

Sistemas empresariais básicos ou sistemas operacionais da organização tratam das tarefas rotineiras.  Fornecem a base de todo o conhecimento da organização, armazenando dados do dia-a-dia de todas as operações executadas dentro da organização.  Também conhecidos como Sistemas de processamento de transações (Transaction Processing Systems) – década de 50: - Executar aplicações comuns como automatizar rotinas. Por exemplo, sistema de Folha de Pagamento, cheques, relatórios sobre empregados.


3.2    Sistema de Informação Gerencial - SIG

Sistemas de Informações Gerenciais (Management Information Systems), são sistemas que transformam os dados provenientes do sistema de informação operacional, agrupam e apresentam em forma de relatórios, informações atualizadas sobre operações básicas da empresa que auxiliam o processo gerencial dando suporte ao planejamento, controle e organização da empresa em tempo hábil para tomada de decisão. São usados para realimentação do planejamento operacional. Os SIG geram relatórios gerenciais a diferentes finalidades, Custos totais com folha de pagamento, etc.

3.3    Sistema de Suporte a Decisão - SSD

Sistemas de Suporte (Apoio) à Decisão (Decision Support Systems) são sistemas avançados que possuem interatividade com as ações do usuário e oferecem modelos para ajudar na resolução de problemas. Como permitem grande flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de respostas rápidas auxiliam no apoio à tomada de decisão. Os Sistemas de Suporte a Decisão geram relatórios com informações que auxiliem, por exemplo, a construção ou não de uma determinada fábrica em uma região; a criação de novas cores de carro.

3.4    Sistema de Suporte Executivo - SSE

São sistemas que dão suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico da organização.  Utilizam tecnologia avançada para elaboração de gráficos e relatórios. Não são projetados para resolver problemas específicos e sim para auxiliar na definição dos objetivos organizacionais que podem mudar a estrutura dos problemas. Também se concentram em fornecer informações e apoio gerencial.

3.5    Sistema de Informação Estratégica - SIE

São sistemas que transformam os dados provenientes do Sistema de Informação Gerencial, agrupando-os para dar suporte na tomada de decisões. Geralmente oferecem informações gráficas.

3.6    Sistema de Automação de Escritório - SAE

    Sistemas de automação de escritório têm como principal finalidade aumentar a produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam informações de escritório, através do uso de pacotes de aplicativos padrões existentes no  mercado como por exemplo o pacote Office da Microsoft.

3.7    Sistema de Informação Especialista - SE

São sistemas ligados ao campo de inteligência artificial para a definição de cenários no processo de tomada de decisões. Oferecem soluções para problemas específicos num dado domínio ou que consigam aconselhar (dar conselhos), de uma maneira ou em um nível comparável ao de especialistas. Por exemplo, diagnóstico médico, aconselhamento financeiro e criação de produtos.

3.8    Sistema de Informação para Operações – SIO

Os sistemas de Apoio às Operações de uma empresa têm por principais metas processar transações, controlar processos industriais e atualizar banco de dados, fornecendo informações de âmbito interno e externo. Apesar da sua importância para o desenvolvimento normal das atividades da empresa, não consegue desenvolver informações específicas, necessitando do apoio do sistema de informação gerencial.

3.9    Enterprise Resource Planning – ERP

O sistema de planejamento de recursos empresariais (Enterprise Resource Planning - ERP) é uma aplicação interfuncional, que integra e automatiza muitos dos processos operacionais realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa. O software ERP consiste normalmente de vários módulos que apoiam as atividades da empresa envolvidas nesses processos vitais internos, como, por exemplo, expedição, estoques, faturamento, planejamento das necessidades de matérias-primas e recursos humanos, e registros.
 Alguns dos benefícios esperados pela utilização de sistemas ERP são: integração das operações internas da empresa, ganhos de eficiência, aumento de controle sobre os processos da empresa e acesso a informações de qualidade sobre a operação dos negócios, no momento necessário para a tomada de decisões.
A implementação dos sistemas ERP nas empresas não é uma tarefa simples, pois exige um processo de mudança cultural. A integração das atividades operacionais em tempo real impõe uma visão de processos àquelas empresas que os implementam, obrigando-as a compreender e transpor suas barreiras.

3.10    Customer Relationship Manager – CRM

O sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management - CRM) pode ser descrito como uma aplicação que integra e automatiza processos de atendimento ao cliente em vendas, marketing direto e satisfação, gerenciamento de pedidos, e atendimento e suporte ao consumidor no pós-venda.
    Algumas das vantagens do uso desse tipo de sistema, para os negócios, incluem a identificação dos clientes mais lucrativos, personalização em tempo real de produtos e serviços, e acompanhamento dos contatos do cliente com a empresa, independentemente do meio utilizado.
CRM é uma combinação de processos de negócio e tecnologias. Isso quer dizer que, embora uma ferramenta de TI possa ser bastante útil para a melhoria do contato da empresa com seu cliente, ou cliente em potencial, a simples utilização de uma tecnologia desse tipo não significa, por si só, agregação de mais valor no relacionamento com o cliente, se os produtos e serviços oferecidos pela empresa não o estiverem satisfazendo.

4    CONCLUSÃO

    Nos cenários da era da informação é de vital importância compreender as melhores práticas e aplicações das áreas de sistemas de informação e tecnologia da informação nas empresas.
O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, portanto, as informações podem decidir o futuro da organização.
Na corrida para atender às demandas do mercado, as empresas buscam soluções que as diferenciem aumentando a sua competitividade. Decisões rápidas e corretas são fundamentais para a empresa alcançar bons resultados. Faz-se necessário aperfeiçoar o planejamento e execução das atividades, sincronizar a cadeia de suprimentos e reduzir os custos operacionais para aumentar a satisfação dos seus clientes e a lucratividade do negócio.
A utilização de tecnologias de última geração e a melhor prática em software possibilita a construção e aplicações superiores em prazos bastante agressivos, capazes de atender desde pequenos a grandes volumes de utilização. O sucesso é garantido pela velocidade em que as informações são assimiladas e pela rapidez em que são tomadas as decisões. Neste contexto, as empresas têm como grande aliado os sistemas de informação gerencial, os quais proporcionam benefícios significativos na gestão da empresa viabilizando a geração de relatórios de apoio ao processo decisório.

REFERÊNCIAS

WIKIPEDIA, Sistema de Informação. Disponível em: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o) Acesso em: 21 de Abril de 2012.

Ayres, Nilce Miranda. Fundamentos para Sistemas de Informação. Livro didático, 2ª edição revista e atualizada. Palhoça, UnisulVirtual 2005 .

Bazzotti, Cristiane. A importância do sistema de informação gerencial para tomada de decisões. Artigo. Cascavel, Paraná 2004

Foina, Paulo Sérgio. Tecnologia de Informação: planejamento e gestão. São Paulo 2001.

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